FAQ

Perguntas frequentes:


- Os domes são estruturas resistentes?
Os domes formam o maior vão livre possível com a menor quantidade de material. São também as mais resistentes, aerodinâmicas, eficientes e leves estruturas de cobertura. Em muitos modelos é possível pendurar cargas com mais de 100kg por ponto por exemplo.

- Que tipo de materiais são feitos os domes?
Normalmente são feitos em tubo de ferro galvanizado, podem ser feitos também em tubos de PVC, alumínio ou diversos tipos de madeira. O bambu é o material mais difícil de utilizar para um dome devido ao tipo de conexão, tratamento e durabilidade.

- Quais os tipos de coberturas?
Nós projetamos, ensinamos e fabricamos apenas as estruturas. Alguns de nossos domes disponíveis para locação possuem cobertura impermeável. No caso de vendas e projetos customizados as coberturas são terceirizadas assim como os domes com tela de projeção (tela de pressão negativa ou tela rígida) para planetários e video mapping.

- Qual o maior tamanho de um dome?
Os domes de até 15m são muito viáveis, rápidos de montar e mais econômicos que outros tipos de tendas, acima de 20m de diâmetro a logística de montagem é mais complexa e implica em um custo maior.

- O que significa a frequência de um dome?
Na descrição dos domes você vai encontrar frequentemente 3V, 4V, 5V, etc
A frequência de um dome vai definir quantos triângulos vão formar a estrutura em questão. A frequência obedece a um equilíbrio dos fatores custo / benefício / resistência / beleza de acordo com a necessidade.
Em linhas gerais, um domo de 5 a 7m de diâmetro pode ter frequência 2V ou 3V, de 7 a 10m de diâmetro o dome pode ter uma frequência de 4V e acima de 10m os domes normalmente terão 5V.


- Quanto tempo demora para montar um dome?
Considerando domes tipo tenda para eventos, estufas e estruturas simples, os domes de 5 a 7m são montados em 2 a 3 horas. Um domo de 8 a 10m pode ser montado em 4 a 8 horas, domos maiores podem demorar de 6 a 12 ou até 24h dependendo do tamanho e das condições locais.

- Um dome é sempre meia bola?
Um dome pode ser meia bola, pode ter cortes acima ou abaixo do equador 3/4, 5/8, pode ter base ovalar, capsular, quadrada, retangular ou customizado em outro corte necessário.  

- O desenho dos triângulos é sempre o mesmo?
Um dome parte de um sólido Platônico. Pode ser um icosaedro, um octaedro ou um tetraedro. Destas 3 possibilidades o icosaedro é a mais popular e disponível em sites de calculo gratuito, o octaedro destina-se a projetos que tem necessidades especiais como corte tipo anfiteatro, concha acústica ou acoplamento em outra estrutura, parede, etc.

- As peças de um domo são todas iguais?
Os domes são formados por sólidos platônicos subdivididos em triângulos de tamanhos variados. Um dome de 3V tem 3 tamanhos de peças, um dome de 4V tem 6 tamanhos de peças, 5V tem 9 tamanhos, 6V tem 10 tamanhos, etc.

- Um dome deve ser ancorado no piso?
Se o dome tiver algum tipo de cobertura ele deve ser firmemente ancorado bem seja com specs, estacas ou parafusados no piso.

- Como funciona a circulação de ar e temperatura de um dome?
Os domes com cobertura são ótimas estufas, devido a exposição solar constante a temperatura interna é sempre mais alta do que externa. É possível incluir um lanternin para promover a saída de ar quente. Para eventos muitas vezes é necessário uso de ar condicionado.
- Como funciona a acústica em um dome?
A acústica dentro de uma cúpula é excelente, mas dependendo do uso ela pode ser vantajosa ou desfavorável. Um palestrante situado no centro da cúpula será ouvido claramente, de forma amplificada e idêntica em qualquer ponto.